terça-feira, 14 de junho de 2011

Dicas de fotografia:Prioridade de Modo de Abertura.

Sua câmera tem vários modos diferentes, provavelmente muito mais do que você possa imaginar. Cada um deles é projetado para ajudá-lo com uma ou mais situações de fotografia. Neste artigo, vamos dar uma olhada no modo de prioridade de abertura. É um dos principais modos de disparo na maioria das câmeras digitais SLR e oferece uma maneira útil para isolar uma variável em sua fotografia.




Você pode obter o modo de prioridade de abertura, girando o dial no topo de sua câmera para a letra "A" ou "AV". Pelo menos, isso é para a maioria das câmeras.



Quando estiver no modo de prioridade de abertura, você pode ajustar apenas uma variável: A própria abertura. Se trata de um buraco por onde a luz entra para fixar uma imagem no sensor da câmera. A maneira como você ajustá-lo pode ter um grande impacto sobre as fotos que tirar. Ao fazer algumas pequenas mudanças, você pode criar paisagens e retratos nítidos sem distrações. Vamos ir mais a fundo.

Quando a abertura da câmera é maior, ela recebe mais luz. Isso oferece uma enorme vantagem quando se trata de tirar fotos em ambientes fechados ou em situações de pouca luz. Em vez de ter que usar um flash, você pode simplesmente clicar o botão do obturador e obter algo mais natural.

É claro, este benefício não vem sem algum custo. Como sua abertura é aberta, você pode ter menos profundidade de campo. Em outras palavras, há mais confusão, tanto na frente e atrás de seu assunto. Isso é uma coisa boa para retratos, porque o fundo geralmente não é tão importante (pelo menos não tão importante como o rosto), mas pode se tornar um problema quando você quer tirar uma foto de uma paisagem. Quando você olha para uma paisagem, quer ver longe, e quando há alguma indefinição, isto simplesmente não é possível.














Então, como é o modo de prioridade de abertura de trabalho?

Agora que você sabe um pouco sobre aberturas, eu posso explicar melhor o modo de prioridade de abertura. Quando você configura sua câmera para o modo de prioridade de abertura, você começa a escolher a abertura e a câmera escolhe a velocidade do obturador correspondente. A câmera usa seu medidor de luz interno para descobrir quanto tempo ele vai expor o sensor de imagem à luz, criando o que ele "pensa" ser um risco mesmo.


É muito parecido com o modo automático, mas você consegue controlar um pouco mais. Ao controlar a abertura, você pode controlar a profundidade de campo, que como dissemos é a quantidade de cena que permanece em foco. Se você pegar uma abertura muito ampla, como F4, a cena terá uma certa profundidade de campo, e a câmera automaticamente escolhe uma velocidade de obturador para ir com ele. A câmara tem de aumentar a velocidade do obturador, porque a abertura maior é deixar entrar mais luz.



Se você tivesse que escolher uma abertura mais fechado, digamos F22, o cenário ficará muito mais nítido. A câmara terá então que escolher uma velocidade mais lenta para permitir que mais luz entrar. Eu sugiro que você brinque com o modo prioridade de abertura para que você possa ver exatamente quais combinações de abertura e velocidade de obturador possíveis. Veja como, à medida que aumenta a abertura do número f, diminui a velocidade do obturador. Sabendo isto lhe dará uma vantagem quando você começar a aprender fotografia manual.








http://www.f22studio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário